A ORIGEM DO KEFIR

Copyright ©‎ 2018 Kefir BR - Todos os direitos reservados

SiteLock

WhatsApp Kefir BR (85)999332264

Você sabe o que é kefir?

 

Os primeiros escritos sobre kefir são lenda, parte um pouco de um mistério. A maioria de todas as referências e pontos de pesquisa para kefir originários da Ossétia do Norte (área norte das montanhas do Cáucaso, entre Rússia e Geórgia)

De acordo com as pessoas sobre as pistas norte das montanhas do Cáucaso, há uma lenda que Mohammed deu grãos de kefir para os povos ortodoxos e lhes ensinou como fazer kefir. Os 'Grãos do Profeta' eram guardados. Acreditava-se que eles perderiam sua força se os grãos foram doados e o segredo de como usá-los deviam ser do conhecimento comum. Os grãos de kefir eram considerados como parte da riqueza da família e tribo e eles foram passados ??de geração em geração.

 

O kefir foi feito em vacas, cabras de leite em sacos feitos de peles de animais. Ocasionalmente, também foi feito em panelas de barro, baldes de madeira, ou tonéis de carvalho. Em algumas áreas, também foi utilizado leite de ovelha.

No entanto, kefir foi esquecido fora do Cáucaso por séculos até que a notícia se espalhou de seu uso para o tratamento da tuberculose e de doenças intestinais e do estômago. Médicos russos acredita-se que o kefir foi benéfico para a saúde e os primeiros estudos científicos para kefir foram publicados no final do século XIX. No entanto, o kefir foi extremamente difícil de obter e a comercial produção não era possível sem obter primeiro uma fonte de grãos.

 

Em Setembro de 1908 os grãos de kefir foram levados para o Moscow Dairy, as primeiras garrafas de bebida kefir foram colocados à venda em Moscou. Pequenas quantidades de kefir foram produzidos em várias pequenas cidades na área onde havia um mercado pronto para isso. Pessoas principalmente consumido por seu suposto valor medicinal.

 

Produção comercial de kefir em grande escala começou na Rússia, em 1930. No entanto, é difícil produzir kefir por métodos convencionais a uma escala comercial, devido à sua constante mudança de estado e complexo biológico make-up.

 

Por kefir de 1930 estava sendo feito como um produto conjunto do tipo que implicou uma crescente quantidade de grãos no leite e, em seguida, coar os grãos e adicionando o leite cultivadas para um lote maior de leite fresco. A mistura foi incubada e, quando definido, deixou-se arrefecer. Infelizmente, este tipo de produto não foi tão bom quanto o produzido pelo método de casa de estilo tradicional.

 

Durante a década de 1950 trabalhadores da Dairy Research Institute All-Union (VNIMI) desenvolveram um novo método para a produção de kefir comercial, que deu uma bebida semelhante ao produzido em casa por métodos tradicionais. O kefir foi produzido pelo método agitada. A fermentação, a coagulação, a agitação, a maturação e arrefecimento, foram levadas a cabo em um grande vaso, e, em seguida, o kefir foi engarrafado.

 

Em 1973, o ministro da Indústria Alimentar da União Soviética enviou uma carta ao Irina Sakharova agradecendo-lhe por trazer kefir ao povo russo.

 

Atualmente, kefir é o leite fermentado mais popular na Rússia. Vários relatórios afirmaram que responde por entre 65% e 80% do total das vendas de leite fermentado em Rússia com a produção de mais de 1,2 milhões de toneladas por ano em 1988. O consumo médio anual de kefir na União Soviética foi estimado em aproximadamente 4,5 quilogramas por pessoa por ano no início de 1980.

 

Atualmente kefir está sendo fabricado em escala comercial na Checoslováquia, Finlândia, Hungria, Noruega, Polónia, Suécia, Suíça, Rússia e vários dos antigos Estados-União Soviética, Dinamarca, Estados Unidos, França, Alemanha Ocidental, Canadá e partes do sudeste Ásia. Você pode até estar familiarizado com algumas marcas como Kefir de Lifeway, agora disponível em muitos up-scale e mercearias orgânicos.

 

Como kefir torna-se conhecido em todo o mundo, mais e mais pessoas são capazes de desfrutar esta deliciosa bebida antiga hoje. É maravilhoso ver que, apesar de nossas vidas, às vezes agitado cheio de tecnologia em constante evolução nos servindo gratificação instantânea que ainda são capazes de apreciar, incentivar e compartilhar algo tão simples e natural como grãos de kefir.

Muitas pessoas infelizmente ainda não sabem e nunca tomaram esta extraordinária bebida. Kefir é um probiótico produzido pela fermentação do leite.

A palavra kefir é derivada do turco keif, que pode ser forçosamente traduzido como bom sentimento ou sentir-se bem. O kefir contém leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que eliminam as leveduras patogênicas (prejudiciais) presentes no organismo.

O KEFIR DE LEITE pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite de origem animal (vaca, cabra ou ovelha).Também existe o kefir de água, cujos grãos são diferentes dos de leite. A bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de kefir água a qualquer leite de origem vegetal. .

O líquido fermenta em aproximadamente 24 horas, a uma temperatura de 18-30ºC. Depois deste período, o leite deve ser coado e os grãos do kefir são adicionados a outro leite, fazendo assim de forma cíclica, por tempo indeterminado.

 

Os benefícios do consumo de kefir são inúmeros, mas os principais são:

- Incrementa o valor biológico das proteínas do leite

- Sintetiza o ácido láctico, o que diminui a intolerância à lactose e favorece a digestibilidade do leite mesmo para pessoas que sejam sensíveis ao leite de vaca

- Sintetiza vitaminas do complexo B

- Aumenta a resistência a infecções

- Fortalece o sistema imunológico (já foi usado, com sucesso, para ajudar pessoas que sofrem de aids, câncer e herpes)

- Acalma o sistema nervoso e, por isso, beneficia muitas pessoas que sofrem de depressão, distúrbios do sono, entre outros problemas

- Restabelece e equilibra a flora intestinal – elimina dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumenta a população bacteriana benéfica e protetora

- Regula a flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de obstipação quanto em diarreia; reduz a flatulência e melhora de forma geral todo o sistema digestivo

- Diminui o colesterol ruim

O efeito de “limpeza” que o kefir exerce em todo o corpo ajuda a estabelecer o equilíbrio do ecossistema interno, permitindo uma ótima saúde e aumento da longevidade.

 

 

A Origem do Kefir

Kefir

 

Referência Bibliográfica:

 

FONTE: Site Telomero Nutrigenética; http://www.telomero.com.br/secao/probioticos/kefir-leite/834/historia

FONTE: Site Cura pela Natureza; https://www.curapelanatureza.com.br/post/06/2017/como-produzir-kefir-em-casa-um-alimento-probiotico-que-ajuda-melhorar-digestao

 

 

 

IMPORTANTE! Alegações de saúde adicionais com o consumo, tais como: "prevenção, tratamento ou cura de doenças", requerem estudos aprofundados e sérios. Sendo assim, avalie sua necessidade de consumir com os reais benefícios já confirmados na literatura científica, sempre sob orientação de seu Nutricionista ou Médico, para não gerar falsas expectativas. Não acredite em textos, vídeos ou imagens que atribuam uma listagem com imensos benefícios, seja do Kefir ou de outra cultura.